Sobre a Flor do Cerrado Rede de sementes

Quem somos

A Rede de Sementes Flor do Cerrado é uma iniciativa de base comunitária criada em 2022, com o objetivo de integrar a conservação ambiental à geração de renda, promovendo a restauração da paisagem por meio do uso de sementes nativas do Cerrado.

Formada por coletores e coletoras de sementes, além de organizações comprometidas com a preservação do bioma.

O Instituto Taquari Vivo é o responsável fiscal, financeiro e técnico, além de atuar como incubador da Rede de Sementes

Nossa Missão

Fomentar uma rede de base comunitária que forneça sementes nativas de qualidade, alavanque a cadeia da restauração ecológica e possibilite a geração de renda para as comunidades envolvidas.

Nossa Visão

Ser referência como Rede de base comunitária no fornecimento de sementes nativas de qualidade do estado de Mato Grosso do Sul.

Estamos presentes em quatro núcleos comunitários no Mato Grosso do Sul, em territórios que compõem as nascentes do Pantanal.

Quem caminha com a gente

A Rede de Sementes Flor do Cerrado é resultado da colaboração entre organizações que compartilham o compromisso com a restauração ecológica, a justiça socioambiental e o fortalecimento das comunidades locais. Juntas, construímos caminhos mais sustentáveis para o Cerrado e o Pantanal.

WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental que atua pela conservação da natureza e pelo fortalecimento de soluções baseadas na natureza. Apoia a Rede de Sementes Flor do Cerrado na formação comunitária, estruturação da cadeia produtiva e promoção da restauração ecológica.

ARCP – Associação da Bacia do Guariroba

A ARCP é uma associação comunitária localizada na bacia do córrego Guariroba, em Campo Grande (MS). Atua com restauração, agroecologia e ações educativas, e integra a Rede de Sementes por meio do protagonismo das coletoras locais e ações de base comunitária.

Apoiadores

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental que atua pela conservação da natureza e pelo fortalecimento de soluções baseadas na natureza. Apoia a Rede de Sementes Flor do Cerrado na formação comunitária, estruturação da cadeia produtiva e promoção da restauração ecológica.

Categoria Baru – Apoiador Master

Categoria Ipê – Apoiador Ouro

Categoria Jatobá – Apoiador Prata

Objetivos

A Rede de Sementes Flor do Cerrado atua para conectar conservação ambiental e justiça social por meio da restauração ecológica com sementes nativas. Nossos objetivos expressam o compromisso com o fortalecimento das comunidades, a valorização dos saberes tradicionais e a regeneração das paisagens do Cerrado, especialmente nas regiões de cabeceira que abastecem o Pantanal.

Promover a restauração ecológica com sementes nativas

Ampliamos a oferta e o uso de sementes nativas do Cerrado em projetos de restauração, contribuindo para a diversidade ecológica e a regeneração de nascentes, solos e paisagens.

Gerar renda e autonomia para comunidades locais

Oferecemos uma alternativa econômica sustentável para coletoras e coletores, valorizando o trabalho comunitário e estimulando a permanência no território.

Fortalecer culturas e saberes tradicionais

Acolhemos a diversidade cultural de mulheres, quilombolas, assentados e outros povos do Cerrado, respeitando e difundindo seus conhecimentos sobre a terra e as plantas.

Contribuir com a segurança hídrica do Pantanal

Ao restaurar as cabeceiras e proteger as bacias hidrográficas, contribuímos diretamente com o equilíbrio do ciclo das águas que abastecem o Pantanal.

Nosso Impacto

Mais de
16
toneladas coletadas
Mais de
100
coletores
Mais de
10
parceiros

Protagonismo comunitário e diversidade

A atuação da Rede é marcada pela força da diversidade e pelo protagonismo das comunidades envolvidas:

54
mulheres

participam ativamente das atividades de coleta, reafirmando o papel central das mulheres na restauração ecológica.

68
coletores

pertencem a comunidades quilombolas, que contribuem com saberes tradicionais, fortalecendo suas culturas e territórios.

16
participantes

são oriundos de assentamentos rurais, ampliando o impacto social e promovendo alternativas sustentáveis de renda.

A rede já alcançou uma expressiva diversidade de

214 espécies nativas

com potencial de comercialização, totalizando

10,2 toneladas

de sementes coletadas até o momento.

Mobilizadores

Elaine Boa Sorte

Elaine Boa Sorte

Conselho Diretor

Conselho Executivo

Equipe

Transparência

Relatório de atividades

Nome do documento para download
Nome do documento para download

Documentos técnicos

Nome do documento para download
Nome do documento para download